ASSEMBLEIA CONJUNTA
Entidades do Setor de Agregados realizam Assembléia Conjunta.
Ler Matéria
O CONSEMA - Conselho Estadual do Meio Ambiente realizou no dia 20 de setembro de 2023, no clube Guapira, no bairro de Tremembé, na capital paulista, uma Audiência Pública para a apresentação do EIA / RIMA - Estudo de Impacto Ambiental / Relatório de Impacto Ambiental ao Meio Ambiente - da empresa Basalto Pedreira e Pavimentação Ltda., unidade Cachoeira.
A empresa se encontra em atividade há mais de 5 décadas no local e o projeto de ampliação visa ao melhor aproveitamento da rocha na cava, objetivando a manutenção do fornecimento de brita utilizada na indústria da construção civil para o próprio município de São Paulo, além de Guarulhos e outros municípios da Região Metropolitana de São Paulo por mais 18 anos.
A audiência pública contou com a participação de representantes da comunidade do entorno da pedreira, representantes da sociedade civil, da empresa, profissionais de diferentes áreas do conhecimento, de Universidades e da CETESB. Em nome da Associação Jardim das Pedras, Carmem Francisca, carinhosamente conhecida por todos como Carminha, relatou que mora no entorno da pedreira desde o início e que há uma relação de boa vizinhança e apoio com a população do bairro vizinho, além de que o bairro se desenvolveu junto com a pedreira.
O EIA/RIMA também prevê a compensação e preservação de áreas de mata na propriedade da pedreira, que se interligam com a vegetação do Parque Estadual da Cantareira o que é importante para a manutenção de corredores ecológicos para uso da fauna da região. A pedreira também tem funcionado como um anteparo ao avanço da urbanização para o a área do parque e contribuído para garantir mais área verde no seu entorno.
A proximidade desta mineração com o mercado consumidor, ou seja, obras públicas ou privadas do setor da construção civil na RMSP, é importante para redução dos custos das obras, visto que o transporte aumenta em dois terços o valor da brita. Assim, obras de infraestrutura como estradas e pontes da região tem necessidade de menor investimento. Outro fator a se considerar é o déficit habitacional e a inadequação das habitações indicados no Plano de Habitação de São Paulo, onde empreendimentos que forneçam a pedra britada para o concreto utilizado na construção das residências são fundamentais.
Por fim, a audiência objetivou a apresentação do projeto à comunidade além de colher as sugestões da população, que serão consideradas pela CETESB para o término da análise da viabilidade ambiental do projeto, que está na fase de solicitação de Licença Prévia.
Entidades do Setor de Agregados realizam Assembléia Conjunta.
Ler Matéria
Com base em pesquisas e estudos, entenda a relevância do setor de agregados para construção civil na economia brasileira!
Ler Matéria
Na busca por maior produtividade a menor custo, a pesquisa mineral vem se mostrando uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento da mineração de agregados.
Ler Matéria
Com o intuito de oferecer um diferencial a seus clientes, a MGA adquiriu recentemente um drone para obter dados mais precisos nos trabalhos de campo.
Ler Matéria